+55 41 3288 1298

ABSORVEDOR DE ENERGIA FATOR DE QUEDA

FORÇA

O absorvedor de energia fator de queda LOOP da Bonier é fabricado em aço inox 304 e extremamente resistente às intempéries, podendo ser instalado em ambientes industriais internos ou externos. É de fácil instalação, tanto em novas linhas como em linhas já existentes, e de fácil inspeção e manutenção.

Uma queda de altura é um processo dinâmico em que o pico da carga ocorre nos primeiros milissegundos da retenção do usuário. Quando o dispositivo de ancoragem é do Tipo C, linha de vida flexível horizontal, a queda gera grandes forças nas ancoragens e no cabo de aço. Um indicador da severidade da queda é o fator de queda.

O Fator de queda é uma grandeza adimensional que relaciona a altura da queda com a medida do elo de ligação entre o dispositivo de ancoragem e o usuário (comprimento do talabarte).

Em linhas de vida horizontal devemos sempre associar um equipamento absorvedor de energia fator de queda LOOP.

Para fatores de queda igual ou maior que 1 o absorvedor de energia fator de queda LOOP é essencial para garantir que a força nas ancoragens e no cabo de aço esteja dentro de valores admissíveis pelo dispositivo.

De acordo com a ABNT NBR 16325-2 C, o absorvedor de energia fator de queda LOOP e todos os componentes da linha de vida devem ser projetados com um coeficiente de segurança de 2:1.

Dotado com indicador de queda, indica para o usuário se o sistema está intacto ou reteve uma queda. No caso do dispositivo ter retido uma queda deve ser providenciada sua substituição para a linha de vida estar novamente preparada para uma nova retenção de quedas.

Atua combinando duas atuações distintas, absorvendo energia da queda na forma de deformação e diminuindo a resultante da força da queda com o alongamento do cabo e consequente suavização nos ângulos do cabo de aço.

O absorvedor de energia fator de queda LOOP é o melhor custo / benefício do mercado para dispositivos de ancoragem tipo C (Linhas de vida horizontais), minimizando os custos de instalação e manutenção e garantindo a estabilidade do sistema de ancoragem reduzindo as forças que atuam na retenção da queda.